Associação Brasileira de Enfermagem – Seção MS

Seção MS

História da criação da ABEn-MS

A divisão do estado de Mato Grosso do Sul, em 1977, desencadeou a necessidade de uma estruturação político administrativa, principalmente na capital Campo Grande, do recém criado estado de Mato Grosso do Sul. Neste contexto, na área da saúde, houve um significativo aumento dos serviços de saúde e consequentemente maior oferta de vagas e oportunidades no mercado de trabalho, para os profissionais de enfermagem, tanto na rede pública como nos serviços privados de saúde.

 Esta nova realidade e a inexistência de um curso de enfermagem fez com que o estado se tornasse um polo de atração para profissionais de enfermagem de outras regiões do país.

Para manter um vínculo associativo, os profissionais de enfermagem e estudantes se associavam a ABEn seção Mato Grosso ou em outras seções de seus estados de origem.

A distância geográfica, as dificuldades de transporte e de comunicação evidenciavam a necessidade da criação de uma seção da Aben, como do Coren-MS. O movimento de criação da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso do Sul (ABEn-MS), iniciou no final da década de 80

No decorrer das décadas de 1980 e 1990, várias enfermeiras desempenharam a função de representação da Aben em Mato Grosso do Sul, destacando-se a atuação da Enfª Drª Elizabeth Gonçalves Ferreira Zaleski, com as atividades de recepção das fichas de filiação, recolhimento da anuidade, representação e contato com a ABEn-MT, dentre outras.

Em 1997, durante o Congresso Ibero americano de Investigação em Enfermagem, em Ribeirão Preto, a enfermeira Maria José Antunes, da ABEn MG e integrante da equipe nacional para condução do Projeto Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC) no Brasil conversou com as enfermeiras Drª Margarete Knoch e Drª Sandra Lucia Arantes sobre a possibilidade de realização da pesquisa no Estado.

A coordenação nacional deste projeto era feita pela ABEn Nacional e a proposta foi realizar um trabalho conjunto com as seções, pois a sua realização exigia o envolvimento de profissionais e uma infra estrutura para a realização da pesquisa. O desenvolvimento do projeto CIPESC tinha também o propósito de contribuir para a organização da enfermagem e estimular a criação da seção no Estado.

Por conseguinte, a proposta foi apresentada aos docentes do Curso de Enfermagem da UFMS, as enfermeiras Drª Elizabeth Gonçalves Ferreira Zaleski, Drª Maria de Fátima Meinberg Cheade e Drª Ana Rita Barbieri. O projeto CIPESC foi coordenado pela Enfª Drª Ana Rita Barbieri e contou com a participação de enfermeiros. Os cenários de pesquisa foram os municípios de Campo Grande e Anastácio. 

Em 1998, foi realizado um evento do CIPESC em Campo Grande -MS visando a apresentação dos resultados parciais e teve a presença da Profª Drª Maria Cecília Puntel de Almeida, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

Esta pesquisa motivou a criação da ABEn MS, pois todo o grupo foi mobilizado para conseguir as assinaturas necessárias para a solicitação da nossa ABEn MS. Em continuidade, a enfermeira Drª Maria da Graça da Silva encaminhou a solicitação do grupo constando as cem assinaturas necessárias dos profissionais. A ABEn-MS foi criada em seis de outubro de 1999, na primeira reunião extraordinária da Assembleia Nacional dos Delegados (AND)  – Gestão 1998/2001 durante o 51º. Congresso Brasileiro de Enfermagem realizado em Florianópolis-SC, sendo designadas três enfermeiras para operacionalizar o  registro da Seção /ABEn MS.

A partir de então uma mobilização liderada pela Enfª Profª Drª Elizabeth Gonçalves Ferreira Zaleski concretizou a criação da seção da ABEn em Mato Grosso do Sul, no dia 15 de março de 2000 em uma solenidade realizada na Santa Casa de Campo Grande. A diretoria provisória foi constituída da seguinte forma. Enfª Elizabeth Ferreira Gonçalves Zaleski como Presidente; Vice – Presidente Enfª Liliana de Azevedo Borges; Secretária Geral Enfª Maria da Graça Silva; Primeira Secretária Enfª Hyara Barbosa Borralho; Primeira Tesoureira Enfª Cibelli Rizzo; Segunda Tesoureira Enfª Edda de Azevedo Andrade Medeiros; Diretora de Educação Enfª Zena Martins; Diretora Científico Cultural Enfª Eunice Delgado Cameron; Diretora de Assuntos profissionais Enfª Maria de Fátima Meinberg Cheade; Diretora de Publicações e Comunicação Social Enfª Carine Ribeiro; Diretora do Centro de Estudo e Pesquisas de Enfermagem Enfª Maria Lúcia Ivo. E a composição do Conselho Fiscal ficou Enfª Silvia Grando Giordani, Enfª Maria Goretti dos Reis e Enfª Iara Cristina Pereira. Definiu-se também como sede da ABEn-MS, uma sala na Unidade IX, local de funcionamento do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O primeiro trabalho da seção MS foi realizar o Projeto Acolher no ano de 2000, cujo objetivo foi sensibilizar os profissionais de enfermagem para as questões do adolescer.

O Projeto ACOLHER – foi um compromisso da enfermagem com o adolescente brasileiro, em convênio com o Ministério da Saúde, neste momento tivemos a participação dos cursos de enfermagem Três Lagoas, Dourados e Campo Grande, com cerca de 250 participantes. Neste evento ocorreu a posse da primeira diretoria da Aben-MS, com mandato até 2001.

Assim, a seção ABEn-MS vem sendo conduzida a cada triênio por grupos de profissionais enfermeiros eleitos, os quais tem contribuído com o desenvolvimento da enfermagem em Mato Grosso do Sul.

 Outro projeto foi o “Perfil de ações do Técnico de Enfermagem”, desenvolvido em cinco regiões do país. A Seção ABEn MS representou a região Centro Oeste neste projeto em convênio entre o Ministério da Saúde, UNESCO e ABEn Nacional. Os recursos financeiros deste projeto permitiram adquirir os materiais necessários para equipar a seção ABEn- MS. Este projeto veio para estimular o crescimento da nossa seção, e também gerou uma publicação para as enfermeiras envolvidas.

Diretoria Atual

Arminda Rezende de Pádua Del Corona

PRESIDENTE

delcorona.arp@gmail.com

Luciane Aparecida Pereira Lima Terra

VICE PRESIDENTE

luciane.pereiralima@gmail.com

Margarete Knoch

SECRETÁRIA GERAL

margarete.knoch@gmail.com

Sueli Oliveira da Silva

DIREITORA FINANCEIRA

sueliaben@gmail.com

Sandra de Souza Rodrigues

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

sandrasou_rodrigues@hotmail.com

Cássia Barbosa Reis

DIRETORA DE DES. DE PRÁT. PROFISSIONAIS

cassia@uems.br

Margareth Soares Dalla Giacomassa

DIREITORA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM

margagiacomassa@gmail.com

Vilma Ribeiro da Silva

DIRETORA DO CEPEn

virisi@gmail.com

CONSELHO FISCAL

Membros Efetivos:
Simone Souza Oliveira Fonseca
Bruna Carolina Chanfrin da Silva
Patrícia Marques Magalhães

Membros Suplentes:
Luzia Pereira Santos Brianezi
Helena Delgado

ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA

Representar a ABEn ativa, passiva, judicial, extrajudicial, nacional e internacionalmente, podendo constituir representantes legais.

Convocar, presidir e coordenar as reuniões da Diretoria, do CONABEN, da AND, reuniões, sessões, congressos e Eventos de caráter nacional e internacional.

Autorizar despesas aprovadas no Plano Orçamentário e de caráter extraordinário.

 Exercer o direito de voto de qualidade.

Apresentar, anualmente, à AND, o Plano de Trabalho, o Programa de Atividades e o Relatório Anual de Atividades da Diretoria e da ABEn.

Coordenar as relações nacionais e internacionais com outras organizações e entidades.

Expedir o Edital de Convocação para Eleições.

Gerenciar e movimentar as contas bancárias institucionais, de forma conjunta com o Diretor Financeiro da Seção.

Substituir o Presidente em seus impedimentos e ausência.

Suceder o Presidente em caso de vacância do cargo.

Representar a ABEn sempre que designada pela Presidente.

Colaborar com o Presidente nas atividades da ABEn.

Coordenar a gestão administrativa da ABEn em parceria com o Presidente e o Secretário Geral.

Elaborar a agenda de reuniões da Diretoria, do CONABEn e da AND.

Elaborar o relatório de atividades da Semana Brasileira de Enfermagem.

Desempenhar outras funções por delegação de competência.

Coordenar as relações institucionais com as Seções;

Redigir as atas lavradas nas reuniões de Diretoria Nacional, do CONABEn e da AND;

Assessorar as Comissões Especiais da ABEn;

 Representar o Presidente, quando designado, em reuniões e sessões solenes, por delegação;

 Promover e organizar as reuniões ordinárias e extraordinárias necessárias ao funcionamento da ABEn;

Elaborar relatório anual de atividades com avaliação de resultados.

 Participar da elaboração da proposta orçamentária e submetê-la à apreciação e aprovação da AND;

 Acompanhar a execução do plano orçamentário e a gestão de convênios e contratos;

Acompanhar o fluxo de pagamentos referentes ao valor per capita repassado pelas Seções;

Apresentar à AND, para apreciação e aprovação, o relatório anual da Diretoria Financeira, contendo o balanço Contábil-financeiro e o balanço patrimonial com parecer do Conselho Fiscal Nacional;

Manter a Diretoria Nacional e o Conselho Fiscal informados sobre a situação financeira da ABEn;

Definir estratégias de captação e gestão de recursos;

Gerenciar e movimentar as contas bancárias institucionais, de forma conjunta com o Presidente da ABEn Nacional e, quando aplicável às Seções estaduais e do Distrito Federal, em conjunto com o Presidente da Seção Respectiva.

Coordenar, organizar e operacionalizar as atividades do Centro de Educação em Enfermagem.

Organizar e manter atualizado o cadastro de informações sobre educação em Enfermagem, incluindo dados

Sobre as Escolas, Faculdades, Cursos (de Graduação, Pós-Graduação e de Nível Técnico Profissionalizante) ou Departamentos de Enfermagem filiados à ABEn, e instituições que se relacionem com o ensino de Enfermagem, no país e no estrangeiro.

Desenvolver intercâmbio com as Escolas, Faculdades, Cursos (de Graduação, Pós-Graduação e de Nível Técnico Profissionalizante) ou Departamentos de Enfermagem filiados à ABEn, para fins de assessoramento em assuntos relacionados à educação em Enfermagem.

Coordenar e articular o trabalho das Comissões Permanentes de Educação Profissional em Nível Técnico de Enfermagem, de Graduação e de Pós-Graduação.

Presidir o Conselho Consultivo Nacional de Escolas e Cursos de Enfermagem.

Coordenar a organização e a realização do Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (SENADEN).

 Participar em projetos e programas de estudos e pesquisas na área de educação.

 Representar a ABEn, por delegação de competência, em espaços de formulação e encaminhamentos de Políticas e de análise crítica de projetos educacionais relacionados à educação em Enfermagem, nos âmbitos Nacional e internacional.

Coordenar, organizar e operacionalizar as atividades do Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (CEPEN);

Executar projetos e programas de estudos e pesquisas da ABEn, em parceria com as outras Diretorias e Comitês;

Incentivar e divulgar estudos e pesquisas na área da Enfermagem;

Assegurar a guarda e integridade do acervo bibliográfico, histórico e documental da ABEn;

Coordenar a organização e a realização do Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE);

Apoiar a organização e a realização do Colóquio Latino-Americano de História de Enfermagem (CLAHEN);

Coordenar o Fórum de Pesquisadores em Enfermagem da ABEn;

Integrar, como membro nato, o Departamento Científico de História da Enfermagem da ABEn Nacional;

Representar a ABEn em espaços de formulação de políticas relacionadas à geração e aplicação do conhecimento.

Coordenar, organizar e operacionalizar as atividades do Centro de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem.

Articular as atividades da Comissão Permanente do Trabalho de Enfermagem;

Articular o trabalho da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem;

Articular o trabalho dos Departamentos Científicos relacionados à prática profissional e ao trabalho de Enfermagem;

Presidir o Conselho Consultivo Nacional de Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros Especialistas;

Representar a ABEn em espaços de formulação de políticas relacionadas à prática profissional e ao trabalho de Enfermagem;

Participar de programas de educação permanente relativos à prática profissional e ao trabalho de Enfermagem.

Coordenar a organização e a realização dos eventos temáticos da prática profissional e do trabalho de enfermagem: Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem (SITEN), Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica, Seminário Nacional de Diretrizes para Enfermagem na Atenção Básica em Saúde (SENABS), Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (SINADEN) e outros, em articulação com as Comissões Permanentes e os Departamentos Científicos respectivos.

Coordenar a comunicação social da ABEn, nos âmbitos nacional e internacional

Assessorar a elaboração de conteúdos informativos veiculados pelos canais de comunicação da ABEn;

Manter atualizado o fluxo de notícias sobre a ABEn e assuntos de interesse para os associados e a sociedade em geral.

Promover o fortalecimento da comunicação com as Seções.

Coordenar o processo editorial das publicações periódicas da ABEn.

Coordenar o Fórum de Editores Científicos de Revistas de Enfermagem.

Incentivar a produção editorial nas Seções.

Realizar assessorias e consultorias editoriais.

LINHA DO TEMPO

10/06/2020 –  Posse da 8ª Diretoria (Provisória)
Local da Posse:  Rua Albert Sabin 1060 – Campo Grande/MS
Mandato: Triênio 2020 – 2022
Endereço sede: Virtual
Ações: Criação do site da ABEN e páginas da seção nas redes sociais


8ª Presidente: Arminda Rezende de Pádua Del Corona
2019 – Eleições da Aben-MS
Processo Eleitoral coordenador e realizado em todos pais pela Nacional, mas foi cancelado pelo AND.

Posse da 7ª Diretoria
Local da Posse: Salão de Festas do Residencial
Mandato: Triênio 2017 – 2019
Endereço sede: Virtual


7ª Presidente: Cassia Barbosa Reis
Eleição 7ª Diretoria
Local: Na sala de EPS da sede da SESAU

Posse da 6ª Diretoria
Local da Posse: Sala de aula do Escola
Mandato: Triênio 2014 – 2016
Endereço sede: Sala de aula Escola
Ações:


6ª Presidente: Vania Paula Stolte Rodrigues
Eleição 6ª Diretoria
Local: Sala nº XX do Coren-MS

26/11/2007 Posse da 5ª Diretoria
Local da Posse: Sala de aula da Escola
Mandato: Triênio 2011 – 2013
Endereços sede: Sala X do COREN-MS. Rua Dom Aquino xx Centro Campo Grande – MS
Ações:


5ª Presidente: Sueli Oliveira da Silva
09/02/2010 Eleição 5ª Diretoria
Local: Sala de reunião do Sindicato de Enfermagem de Mato Grosso do Sul SIEMS – Rua Barão do Rio Branco 840 – Centro Campo Grande/MS

26/11/2007 Posse da 4ª Diretoria
Local da Posse: Sala de aula do Departamento de Enfermagem – UFMS
Mandato: Triênio 2008 – 2010
Endereços sede: Sala 209 Unidade IX do Depto de Enfermagem – CCBS/UFMS e Rua: Rio Grande do Sul. Vila Celia – Campo Grande/MS
Ações:


4ª Presidente: Sueli Oliveira da Silva
2007 Eleição da 4ª Diretoria
Local:

26/11/2004 Posse da 3ª Diretoria
Local da Posse: Sala de aula 104 do Departamento de Enfermagem – CCBS/ UFMS
Mandato: Triênio 2005 – 2007
Endereço sede: Sala 209 Unidade IX – CCBS/UFMS
Ações:


3ª Presidente: Maria Auxiliadora de Souza Gerk
104/05/2004 Eleição 3ª Diretoria
Local: Durante a XX Semana Sul Matogrossense de Enfermagem

04/12/2001 Posse da 2ª Diretoria Eleita
Local da Posse: Sala de aula do Departamento de Enfermagem – UFMS
Mandato: Triênio 2002 – 2004
Endereço sede: Sala 209 Unidade IX – CCBS/UFMS
Ações:


2ª Presidente: Edda de Azevedo Andrade Medeiros
09/08/2001 Eleição da 2ª Diretoria
Local: Sala de aula do Departamento de Enfermagem/CCBS/UFMS

06/04/2000 Posse da 1ª Diretoria Provisória
Local: Auditório do LAC – CCBS/UFMS
Mandato: 2000- 2001
Endereço sede: Av Costa e Silva s/n – Unidade IX – CCBS/UFMS Sala 209
Ações:


1ª Presidente: Elizabeth Gonçalves Ferreira Zaleski
15/03/2000 – Criação da ABEn-MS e constituição da 1ª Diretoria Provisória
Local de Reunião: Sala de Treinamento da Santa Casa de Campo Grande