Associação Brasileira de Enfermagem – Seção MS

Sobre a ABEn

Uma História de 94 anos

A Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN foi criada em 1926, sob a denominação de Associação Nacional de Enfermeiros Diplomadas. É uma organização de cárter cultural, cientifico e politico com personalidade jurídica própria de direito privado, que congrega pessoas físicas e jurídicas –  Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem,  e de Educação Profissional em Nível Técnico de Enfermagem; Escolas, Faculdades, Cursos ou Departamentos de Enfermagem, e Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros  Especialistas — que a ela se associam livremente, para fins não econômicos.

A ABEn tem sua sede localizada na SGAN, Quadra 603, Conjunto B na cidade de Brasília, Distrito Federal (DF), onde se estabelece uma Diretoria Nacional e nos Estados da Federação Brasileira possui as Diretorias das Seções e sua Regionais, todas são eleitas a cada três anos pelo voto direto dos sócios. Foi filiada ao Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE) de 1927 a 1997. É sócia fundadora da Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería (FEPPEN), atuando como organização membro representativa de seus associados, desde 1970; sediou o Comitê Executivo da FEPPEN entre 1996 e 2004. É sócia fundadora do Museu de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN). Éfiliada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) desde 1974. É filiada à Associación Latino-Americana de Escuelas e Faculdades de Enfermería (ALADEFE), desde 2010.

É regida por Estatuto Nacional, Regimento e Regulamentos. No âmbito estadual e distrital, suas Seções são regidas por Regimento e Regulamentos próprios. Possui normativas próprias que regulam os atos administrativos da gestão. Suas decisões, fontes de recursos e patrimônio são definidos, fiscalizados e controlados por órgãos e instâncias de deliberação, administração, execução e de fiscalização. Como associação de âmbito nacional, é reconhecida como de Utilidade Pública, conforme Decreto Federal no. 31.417/52, publicado no Diário Oficial da União de 11 de setembro de 1952.

Pautada em princípios éticos e em conformidade com suas finalidades, a ABEn articula-se com as demais organizações da Enfermagem brasileira, para promover o desenvolvimento político, social, cultural e científico das categorias que a compõem. Tem como eixos a defesa e a consolidação da educação em Enfermagem, da pesquisa científica, do trabalho da Enfermagem como prática social, essencial à assistência social e à saúde, à organização e ao funcionamento do sistema de saúde. Compromete-se a promover a educação e a cultura em geral, e a propor e defender políticas e programas que visem à melhoria da qualidade de vida da população e ao acesso universal e equânime aos serviços social e de saúde.

Extraído do Preambulo do Estatuto Social da Aben (2018)

Filme 85 anos da ABEn

Site da ABEn:   http://www.abennacional.org.br/site/

Revista Brasileira de Enfermagem – REBEn http://reben.com.br/revista/ )