ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE ENFERMAGEM

Seção Mato Grosso do Sul

Icone Mato Grosso do Sul

ABEn continua na luta pela implantação do Piso Salarial da Enfermagem

Após mais de um ano de incansável luta pela implementação da lei do piso salarial, a enfermagem em Mato Grosso do Sul tem enfrentado desafios desde a introdução desta importante pauta no Congresso. Com um sancionamento de R$ 7 bilhões pelo atual presidente, o piso salarial da enfermagem passou por duas avaliações cruciais, resultando em mudanças significativas no modo como esse piso será pago.

O debate sobre o piso salarial da enfermagem teve início no final de 2022 e desde então tem passado por uma série de reviravoltas. O presidente Lula sancionou um montante substancial de R$ 7 bilhões para esse fim, o que gerou grandes expectativas na comunidade de enfermagem.

Inicialmente aprovado pelo Congresso Nacional, o piso salarial visava garantir um pagamento integral e imediato. No entanto, a realidade se mostrou diferente, e o tema passou por um segundo julgamento, desta vez no Supremo Tribunal Federal, onde foi novamente aprovado.

Além disso, a Câmara Municipal de Campo Grande demonstrou seu apoio ao movimento em agosto, aprovando um Projeto de Lei do Executivo Municipal por uma expressiva maioria, com 27 votos a favor e apenas 1 contrário. Esse projeto dispõe sobre o auxílio financeiro da União para complementar o piso salarial nacional dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, bem como parteiras da área de Saúde Pública. Esse auxílio é repassado à Prefeitura e refere-se ao exercício de 2023, conforme estabelecido na Lei Federal nº 14.434, datada de 04 de agosto de 2022. 

A enfermagem em Mato Grosso do Sul segue firme na busca por melhores condições salariais e reconhecimento. Acesse nosso site e seja um associado e lute conosco pela Educação e crescimento da Enfermagem Brasileira.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

plugins premium WordPress

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.