ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE ENFERMAGEM

Seção Mato Grosso do Sul

Icone Mato Grosso do Sul

HISTÓRIA DA ABEn-MS

Com a divisão do antigo estado de Mato Grosso, em 1978, surgiu a necessidade de uma reestruturação político-administrativa, principalmente em Campo Grande, capital do recém-criado estado de Mato Grosso do Sul. Na área da saúde, isso levou à criação de serviços de saúde, abrindo novas demandas, com oferta de oportunidades de trabalho para profissionais de enfermagem na rede pública e nos serviços privados de saúde.

Esta realidade e a inexistência de um curso de graduação de enfermagem no estado fizeram com que a região se tornasse polo de atração para profissionais de enfermagem de outras regiões do país.

À época, para manterem um vínculo associativo, os profissionais de enfermagem se associavam à ABEn seção Mato Grosso (ABEn-MT) ou a outras seções de seus estados de origem. No entanto, as dificuldades de transporte e de comunicação, advindas da distância geográfica, evidenciavam ser necessário criar uma seção da ABEn no estado. O movimento de criação da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso do Sul (ABEn-MS) teve início em meados da década de 1980.

No decorrer dessa década e da seguinte, várias enfermeiras desempenharam funções de representação da ABEn-MS, destacando-se as enfermeiras Dr.ª Elizabeth Gonçalves Ferreira Zaleski e Dr.ª Arminda Rezende de Padua Del Corona, incumbindo-se também do controle das fichas de filiação, recolhimento de anuidades, entrega de recibos e carteirinhas e contatos com a ABEn-MT.

Em 1997, durante o Congresso Ibero-americano de Investigação em Enfermagem, em Ribeirão Preto, a enfermeira Maria José Antunes, da ABEn-MG e integrante da equipe nacional para condução do projeto de Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC), conversou com as enfermeiras Dr.ª Margarete Knoch e Dr.ª Sandra Lucia Arantes sobre a possibilidade de realização da pesquisa em Mato Grosso do Sul. Cabia à ABEn Nacional a coordenação nacional do projeto CIPESC e a realização das etapas estaduais.

A proposta foi aceita e conduzida pelas docentes do Curso de Enfermagem da UFMS, Dr.ª Elizabeth Gonçalves Ferreira Zaleski, Dr.ª Maria de Fátima Meinberg Cheade e Dr.ª Ana Rita Barbieri, a qual coordenou a pesquisa em âmbito estadual. Os cenários de pesquisa foram os municípios de Campo Grande e Anastácio, com participação de vários enfermeiros.

O evento para apresentação dos resultados parciais do CIPESC de Mato Grosso do Sul foi realizado em Campo Grande em 1998 e contou com a presença da Prof.ª Dr.ª Maria Cecília Puntel de Almeida, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

O desenvolvimento do projeto CIPESC contribuiu para a organização da enfermagem e a criação da seção sul-mato-grossense, pois o grupo foi mobilizado para angariar as assinaturas necessárias para a solicitação de nossa ABEn-MS.

Em continuidade, a enfermeira Prof.ª Dr.ª Maria da Graça da Silva encaminhou a solicitação contendo as cem assinaturas necessárias dos profissionais. A ABEn-MS foi criada em 6 de outubro de 1999, na primeira reunião extraordinária da Assembleia Nacional dos Delegados, Gestão 1998-2001, durante o 51.º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado em Florianópolis, sendo designadas três enfermeiras para operacionalizar o registro da Seção ABEn-MS.

Enfim, a mobilização liderada pela enfermeira Prof.ª Dr.ª Elizabeth Gonçalves Ferreira Zaleski concretizou a criação da seção sul-mato-grossense da ABEn, em 15 de março de 2000, em solenidade na Santa Casa de Campo Grande. A diretoria provisória teve como Presidente a enfermeira Elizabeth Ferreira Gonçalves Zaleski; como Vice-presidente, a enfermeira Liliana de Azevedo Borges; como Secretária Geral, a enfermeira Maria da Graça Silva; como Primeira Secretária, a enfermeira Hyara Barbosa Borralho; como Primeira Tesoureira, a enfermeira Cibelli Rizzo; como Segunda Tesoureira, a enfermeira Edda de Azevedo Andrade Medeiros; como Diretora de Educação, a enfermeira Zena Martins; como Diretora Científico-Cultural, a enfermeira Eunice Delgado Cameron; como Diretora de Assuntos Profissionais, a enfermeira Maria de Fátima Meinberg Cheade; como Diretora de Publicações e Comunicação Social, a enfermeira Carine Ribeiro; e como Diretora do Centro de Estudos e Pesquisas de Enfermagem, a enfermeira Maria Lúcia Ivo. O Conselho Fiscal foi constituído pela enfermeira Silvia Grando Giordani, enfermeira Maria Goretti dos Reis e enfermeira Iara Cristina Pereira. Definiu-se também como sede da ABEn-MS a Sala de Reuniões na Unidade IX, local de funcionamento do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O primeiro trabalho da seção sul-mato-grossense foi a realização do projeto Acolher, em 2000, voltado a sensibilizar os profissionais de enfermagem a questões relativas à adolescência. O projeto, que constituiu um compromisso da enfermagem com o adolescente brasileiro, em convênio com o Ministério da Saúde, contou com a participação de representantes dos cursos de Enfermagem de Três Lagoas, Dourados e Campo Grande, congregando cerca de 250 participantes. Nesse evento, foi empossada a primeira diretoria da ABEn-MS, com mandato até 2001.

A seção ABEn-MS vem sendo conduzida a cada triênio por grupos de profissionais enfermeiros eleitos, os quais têm contribuído no desenvolvimento da enfermagem em Mato Grosso do Sul.

Outra atuação relevante nos anos iniciais da ABEn-MS foi a participação no Perfil de Ações do Técnico de Enfermagem, projeto conduzido em cinco regiões do país. A ABEn-MS representou a região Centro-Oeste neste projeto no convênio firmado entre o Ministério da Saúde, a UNESCO e a ABEn Nacional. Os recursos financeiros do projeto permitiram adquirir equipamentos e materiais necessários à ABEn-MS. O projeto também propiciou estímulo para o crescimento de nossa seção e está documentado em uma publicação do Ministério da Saúde.

Autoras: Arminda Rezende de Padua Del Corona, Elizabeth Gonçalves Ferreira Zaleski e Margarete Knoch. Editado em agosto de 2023.

plugins premium WordPress

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.