ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE ENFERMAGEM

Seção Mato Grosso do Sul

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Enfermeiro: liderança estratégica comportamental, de William C. Millan

Enfermeiro: liderança estratégica comportamental

Willian C. Millan, MSc1

É essencial para o profissional da equipe de enfermagem compreender que o comportamento está intrínseco nas atitudes de seu time e que podem ser demonstrados de forma externa através de ações e palavras. Nos serviços de saúde esse perfil deve ir ao encontro dos valores culturais (pessoais e profissionais) do indivíduo e da cultura do serviço de saúde, através de “liderança, personalidade, emoções, percepção, tomada de decisão (…), satisfação, conflitos, negociação, comunicação e motivação”, que podem afetar os usuários desse serviço e todos os indivíduos envolvidos” (ROBBINS, 2020).

Portanto, o enfermeiro como líder deve se pensar no ambiente que ele está ofertando a seu time, esse ambiente, impactará positivamente nos resultados de todo o processo da assistência de enfermagem.

Destaco que o indivíduo não pode ser fracionado em ambiente de trabalho e ambiente pessoal é necessário entender ele como um todo, sua singularidade e estimular sua criatividade, valorizando suas forças, conhecimentos, talentos e seus comportamentos como mola propulsora para resultado de alta performance.

Já a alta performance está ligada diretamente ao engajamento e resultados que é essencial para alinhar, analisar e compreender as competências comportamentais do time.

A formação do profissional de enfermagem, muitas vezes perfaz somente suas técnicas e rotinas diárias, porém não são somente as competências técnicas, mas sim as comportamentais que trazem resultados de alta performance para o indivíduo e as pessoas que estão ao seu redor.

O enfermeiro precisa buscar ferramentas de mapeamento comportamental para entender as “emoções das pessoas normais” (RIBAS, 2014) , essa, pode ser utilizado de diversas formas alavancando resultados com aumento de produtividade, fortalecendo os laços interpessoais e com isso alavancar resultados positivos para qualidade e segurança do paciente, se esse processo estiver diretamente ligado ao planejamento estratégico do serviço de saúde, fortalecendo suas crenças, valores, visão e missão através de treinamentos.

Entendo o perfil comportamental do indivíduo, é necessário mapear quais competências serão trabalhadas para apoiar o processo do desenvolvimento e atingir o objetivo individual dentro de um grupo, considerando características inatas e características aprendidas.

Para o relatório “Assess®” Copyright©, há três eixos interligados para avaliar essas características e comportamentos no contexto pessoal e do trabalho, sendo: raciocínio, trabalho e relacionamento.

O raciocínio é aquele em que o indivíduo pensa em realizar algo, é pensar e agir, tirar do campo do pensamento, do mundo dos sonhos e colocar efetivamente em ação o que é necessário.

Já o eixo do trabalho está ligado à execução desse pensamento com qualidade, não somente por ser uma tarefa ou compromisso obrigatório no mundo do “fazer”.

O eixo relacionamento está relacionado à capacidade de envolver os outros para apoiar a tarefa, seus sonhos e inquietações pessoais ou profissionais. Parte do “fazer”, para “ser” o próprio sonho, com poder de envolvimento.

Quando esses eixos estão funcionando nos processos da vida e do mundo do trabalho, se mantêm a integridade, com relacionamentos assertivos, mantendo a existência e o envolvimento com os outros atores.

Sobretudo é essencial que o enfermeiro tenha um “ouvir atento” dando ciência e apoiando o seu time para atingir as metas propostas, criando um salto na ciência do cuidar com impacto positivo no seu grupo, nos serviços de saúde e na comunidade.

Referências

Millan, Willian C. Criação de modelo de competências e análise comportamental. Cap. 31. In: C.Grinberg, Jaques. Zandoná, Rafael (org.). Mapeamento Comportamental. Vol.2. São Paulo: Literare Books International, 2020.

Relatório de Competência Comportamental “Assess®” Copyright © 1999-2015 Bigby, Havis & Associates, Inc. Operado sob o nome de Assess Systems, Dallas, TX, USA. <http://product.assess-systems.com/assess/stdsel.asp?submenu=3> Acesso em: 25.out.2023.

RIBAS, A. As emoções das pessoas normais. 1.ed. São Paulo: Success for you Editora, 2014.

ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento organizacional. 18.ed. São Paulo: Pearson, 2020.

1 Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva

Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital Adventista do Pênfigo

Associado ativo ABEn-MS

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5501807258687231

ID Lattes: 5501807258687231

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