ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE ENFERMAGEM

Seção Mato Grosso do Sul

Icone Mato Grosso do Sul

ABEn Reitera Apoio ao Ensino Presencial na Graduação em Enfermagem

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) torna público seu desacordo com a recente decisão do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS) sobre o Ensino a Distância na área de Enfermagem e cursos afins. Em uma carta aberta direcionada aos mencionados ministérios e à sociedade em geral, a ABEn expressa sua preocupação com a falta de diálogo com as partes interessadas.

O MEC emitiu uma portaria (Portaria MEC nº 1.838, de 14 de setembro de 2023) que propõe uma consulta pública sobre o Ensino a Distância em Enfermagem, mesmo após a comunidade expressar sua oposição à ideia. Em março de 2023, um Grupo de Trabalho, no qual a ABEn estava envolvida, apresentou argumentos contrários à proposta, porém, o governo optou por tomar uma decisão sem sequer considerar o relatório final desse grupo.

A ABEn destaca os riscos relacionados à formação de profissionais de Enfermagem que estejam desconectados da realidade social, dos pacientes e da rede de atenção à saúde. A organização enfatiza que, devido à natureza prática e colaborativa da profissão, a presencialidade no ensino é fundamental.

A Carta da instituição sublinha a importância das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio ao ensino, desde que devidamente regulamentadas, mas se opõe à oferta de cursos de Enfermagem na modalidade EaD. A ABEn argumenta que essa medida contribuiria para a comercialização e financeirização do ensino superior no Brasil, indo de encontro ao princípio de oferecer educação de qualidade como um direito dos cidadãos e um dever do Estado.

A ABEn, por fim, reitera seu compromisso com o ensino presencial de qualidade na Enfermagem e em outros cursos da área de saúde, como a base para a formação de profissionais competentes. Mais informações podem ser encontradas no site da ABEn em www.abenms.org.br

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

plugins premium WordPress

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.